11 maneiras de adquirir experiência profissional durante a faculdade

 

As exigências dos empregadores em relação aos profissionais graduados aumentam a cada ano. Graduar-se com distinção geralmente não é suficiente para conseguir o emprego dos sonhos. O que os empregadores esperam não é apenas conhecimento, mas competências e, acima de tudo, experiência profissional. Para os alunos que estudam em tempo integral, adquirir experiência profissional às vezes parece muito difícil – até mesmo irreal.

Neste artigo, apresento algumas sugestões de como ganhar a experiência profissional necessária enquanto ainda estiver na universidade. Como os estágios e empresas juniores são uma ótima oportunidade de ganhar experiência profissional durante o estudo, este artigo traz dicas para aumentar suas chances de recrutamento para estágios em empresas renomadas.



1. Escolha o tópico do TCC que permita fazer cooperação com a empresa

 
Você terá que escrever seu TCC de qualquer maneira. Então, por que não aproveitar esta oportunidade para ganhar experiência trabalhando em um problema real que assola uma empresa do setor?
Ao procurar um orientador, vale a pena prestar atenção se ele tem esses temas de trabalho. Se tivermos sucesso e cumprirmos bem a tarefa, ganharemos uma valiosa experiência profissional enquanto estivermos na universidade. Teremos também a oportunidade de trabalhar na empresa com a qual cooperamos.
 

 

2. Tenha seu portfólio online

 
O portfólio, ou seja, uma amostra do nosso trabalho, é um elemento que deve ser cuidado não apenas por alunos de Belas Artes ou ou arquitetos.
 
Vale a pena criar um portfólio se você for, por exemplo, um programador, designer gráfico ou pessoa que trabalha com publicidade.
 

 

3. Crie um blog ou canal do YouTube

 
Ter um blog ou canal no YouTube é uma maneira fantástica de apresentar seu portfólio. Também lhe dá a oportunidade de apresentar seus conhecimentos e habilidades nas áreas discutidas.
 
Também podemos incluir uma guia “cooperação” no blog. Graças a ela obteremos parcerias que nos ajudarão a ganhar uma valiosa experiência profissional.
 

 

4. Empresas Juniores ou estágios adicionais

 
Após a formatura, cada aluno concluiu o período de estágio. Então, vamos pensar em como se destacar dos outros graduados.
 
Por um lado, vale a pena pensar em estágios com antecedência – mesmo vários meses. Isso permitirá que você se inscreva em empresas conceituadas, onde o número de candidatos e as etapas de recrutamento podem ser maiores.

Além disso, não vale a pena parar em um único estágio ou empresa. E embora seja mais fácil conseguir outros estágios em uma empresa onde já fizemos um estágio, sugiro experimentar com outras empresas do setor.

Os estágios e empresas juniores não são apenas uma oportunidade de adquirir experiência profissional durante a universidade, mas também uma grande oportunidade de descobrir qual trabalho nos convém melhor.
 

 

5. Trabalhe na profissão, mesmo a tempo parcial

 
O trabalho, mesmo em regime de meio período, é uma ótima oportunidade de ganhar experiência profissional durante a faculdade. Se você tiver essa chance (digamos, após concluir seu estágio), não descarte a possibilidade por pensar que é ela incompatível com seus estudos e vida privada. Em vez disso, pense no que você poderia fazer para tornar isso possível.
 

 

6. Seja monitor ou participe de grupos de pesquisa

 
Ser monitor de alguma disciplina na universidade, participar de grupos de pesquisa ou de outras organizações estudantis (como o grêmio, por exemplo) dão a oportunidade de aperfeiçoar as habilidades de gerenciamento de projetos, comunicação, relacionamento interpessoal, etc. Também dá a oportunidade de estabelecer contatos com professores e pessoas das empresas com as quais nossa organização cooperou. Talvez uma dessas empresas precise de funcionários ou estagiários. Já pensou nisso?
 
 

7. Faça coisas pro bono

 
Construa um site para a padaria do seu bairro. Crie um logotipo para o primeiro negócio dos seus amigos. Crie um slogan anunciando uma iniciativa na universidade ou escreva um texto em um dos sites populares.

Dessa forma, você não vai apenas expandir seu portfólio. Você também provará que suas ideias encontraram uma aplicação real. Em outras palavras, esse alguém já confiou em você.
 

 

8. Peça ajuda de professores ou coordenadores de grupos de pesquisa

 
Alguns funcionários da universidade cooperam regularmente com empresas e instituições. Vale a pena aproveitar para perguntar aos professores sobre as ofertas de emprego em algumas delas. Se eles não podem ajudá-lo dessa forma, talvez eles pudessem pelo menos fornecer referências.
 

 

9. Crie uma conta no LinkedIn

 
O LinkedIn é um portal cuja missão é dar às pessoas a oportunidade de construir e manter uma rede de contatos profissionais. Além da possibilidade de emitir referências a outros usuários ou de comprovar suas habilidades, temos a oportunidade de criar algo na forma de um currículo online. O acesso a ele está disponível não apenas para nossos amigos, mas também para potenciais empregadores.
 
Você levará uma tarde para criar e concluir sua conta no LinkedIn. Se, no entanto, você conseguir a oferta de emprego dos seus sonhos, talvez valha a pena tentar, certo?
 

 

10. Use sua rede de contatos

 
Colegas mais velhos, pessoas que você conheceu em feiras e treinamentos, nas empresas onde fez estágios – todas essas pessoas podem ajudá-lo a conseguir o seu primeiro emprego ou estágio. Se não diretamente ou recomendando você para um determinado cargo, pelo menos fornecendo conselhos sobre  como se preparar para uma entrevista, ou quais habilidades você deve desenvolver se quiser pensar seriamente em trabalhar em um setor específico.
 

 

11. Continue tentando!

 
Se não recebeu uma oferta de emprego ou estágio, não desista. Cada tentativa subsequente aumenta suas chances de sucesso.

Acredito fortemente que no seu sucesso e estou na torcida por você!
 

 

Artigos relacionados

plugins premium WordPress