Guia definitivo: como fazer um TCC em 10 passos

Como fazer um TCC? — essa é uma pergunta que muitos alunos fazem no último ano da graduação.

Se você encontrou este artigo, é porque certamente está se fazendo a mesma pergunta e não sabe como fazer um TCC ou por onde começar. Aposto que você já andou vendo dezenas de vídeos na internet ou lendo vários artigos sobre o assunto, mas ainda assim continua perdido, sem saber o que fazer, acertei?

Não se preocupe, você não é o único!

Eu mesma, quando precisei fazer meu TCC, não sabia sequer sobre qual assunto escrever ou como era a estrutura do trabalho, suas partes e funções. Recordo-me de ter passado muito tempo navegando na internet, procurando por um modelo que atendesse exatamente às minhas necessidades, mas eu só fiquei ainda mais perdida em meio a tantas informações. Enquanto isso, meu prazo final se aproximava e eu não tinha escrito uma página sequer. Foi angustiante, acreditem.

Bom, se você deseja aprender a escrever um TCC corretamente, sem perder tempo e sanidade mental tentando encontrar soluções mágicas ou PDFs milagrosos que resolvam todas as suas dúvidas e minimizem suas angústias, continue lendo este artigo e anote tudo o que for necessário. Tenho certeza de que, ao final da leitura, você não terá mais dúvidas sobre como elaborar o seu TCC do jeito certo.

Acredite em mim! Você vai aprender quais elementos compõem um TCC e, se seguir o passo a passo que irei mostrar a seguir, finalmente conseguirá sair do zero e começará a escrever o seu trabalho ainda hoje.

E se, por acaso, você ainda não conseguir elaborar o seu TCC, não se preocupe! No final deste artigo, irei apresentar  um método infalível que, com certeza, te ajudará a concluir o seu trabalho em poucos dias, desde que esteja disposto a se esforçar para isso.

 

O que é um TCC?

 

Muitas pessoas enfrentam dificuldades para escrever um TCC simplesmente porque não sabem exatamente o que ele é. Em muitos casos, os professores estabelecem o prazo e o requisito de apresentação, mas não explicam o que consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso.

O TCC é um trabalho que é realizado no final do curso para obter o diploma e geralmente é concluído no último ano da faculdade. Normalmente, é apresentado diante de uma banca examinadora para aprovação.

É importante destacar que existem vários tipos de TCC, portanto, nem todos são iguais. O formato é geralmente determinado pela faculdade e os tipos mais comuns são monografia, artigo científico, estudo de caso e pesquisa exploratória.

Embora esses trabalhos possam ter diferenças em relação ao volume de conteúdo, todos seguem uma estrutura comum, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, todos eles giram em torno de um tema que está relacionado ao campo de conhecimento estudado durante o curso. É fundamental entender esses conceitos básicos para poder escrever um TCC de forma adequada.

Como fazer um TCC passo a passo

A partir de agora, vamos explorar juntos, passo a passo, como iniciar um TCC da forma correta. Ao entender que cada parte tem uma função específica e que todas se relacionam, fica claro que não é algo tão difícil quanto parece. Cada elemento do trabalho possui um papel importante e, quando bem articulados, dão sentido ao trabalho como um todo.

1. Escolhendo o tema de pesquisa

Muitos alunos cometem um grande erro antes mesmo de começar a escrever seu TCC. Se você quiser estragar a redação do seu trabalho desde o início, basta escolher um tema de pesquisa sobre o qual você não está totalmente interessado.

Para não cometer esse erro e evitar frustrações no futuro, você pode escolher um tema pensando nos seguintes fatores:

Com base no seu interesse:

Para escolher um tema de pesquisa, pense naquilo em que você é bom e que lhe interessa. Não adianta fazer pesquisas sobre algo que consideramos enfadonho ou incompreensível, não é mesmo? Por isso, pense nas disciplinas que lhe deram mais prazer e satisfação durante o curso, aquelas em que você esteve particularmente interessado.

Provavelmente não existe nenhum aluno que seja fascinado por todas as disciplinas durante a graduação; muito pelo contrário — às vezes é até difícil encontrar uma área que nos interessa. No entanto, é bom que o seu tema de pesquisa seja interessante para você, pois será mais fácil começar a escrever e todo o seu processo de criação será executado mais rápido se o tema não for difícil para você.

Com base na natureza do trabalho:

Considere também se deseja realizar pesquisas que exijam muito empenho para sua execução ou se prefere focar apenas na análise das fontes literárias disponíveis. Dependendo da sua disponibilidade de tempo — já que a escrita de um TCC deve ser conciliada com os estudos, o trabalho profissional e outras atividades — escolha um tema possível de pesquisar sem que seja necessário deixar de cumprir outras atribuições.

2. Delimitando o tema de pesquisa

Depois de encontrar o tema no qual está interessado, tente delimitá-lo com a maior precisão possível, pois, um trabalho que trata de sobre tudo, em última análise, não trata sobre nada. 

O TCC deve informar sobre o que queremos pesquisar e provar que queremos mostrar um “fenômeno” sob uma nova luz. Por isso, o tema deve ser determinado com precisão no início, porque a cada modificação será necessário ler conteúdos adicionais sobre o assunto e conduzir pesquisas adicionais.

Para delimitar o tema de pesquisa, convém conhecer um pouco mais sobre os aspectos específicos que ele engloba. Você pode fazer isso estabelecendo critérios temporais e espaciais ou pensando nas pessoas envolvidas.

Veja o seguinte exemplo:

Digamos que o seu tema seja Marketing Digital. É humanamente impossível estudar tudo sobre o marketing digital, a não ser que você dedique a vida inteira para isso.

Uma delimitação desse tema poderia ser:

A importância do marketing digital no crescimento dos microempreendedores: um estudo sobre a empresa tal nos anos de 2015 a 2021.

Veja que, no exemplo acima, eu delimitei o máximo possível o meu tema, que é o Marketing Digital. Os critérios que eu usei foram o de tempo (2015-2021), o de espaço (empresa tal) e o de público envolvido (microempreendedores).

Outra coisa que você pode fazer é consultar a opinião do seu orientador, que certamente o ajudará a escolher o melhor caminho. Delimitar o tema não é fácil e certamente ele mudará ou evoluirá conforme você escreve seu TCC. No entanto, é importante saber com o que nos preocupamos e em que direção seguir antes de começar a escrever. 

3. Familiarizando-se com a literatura sobre o assunto

Antes de começar a escrever um TCC, é necessário conhecer o estado atual da pesquisa. 

É especialmente importante encontrar as publicações mais recentes que certamente se relacionam com as teorias e conceitos de seus predecessores. Lembre-se que a literatura obsoleta e desatualizada sobre o assunto é um dos erros mais graves que você pode cometer no seu trabalho.

Enquanto fizer a leitura do material selecionado, faça anotações, sejam elas manuscritas ou em meio eletrônico. Lembre-se de anotar a referência completa e de marcar os números das páginas nas suas anotações — elas serão úteis ao fazer notas de rodapé e a bibliografia final.

Neste outro artigo, explico com detalhes onde você pode encontrar literatura relevante para sua pesquisa.

Também vale a pena consultar o orientador sobre quais obras devem ser lidas e que são consideradas obrigatórias. Talvez você se depare com textos e autores ainda não consultados e que são particularmente valiosos.

4. Definindo o objetivo, problema e hipóteses da pesquisa

Um TCC ou qualquer outro tipo de trabalho de pesquisa deve ser baseado em objetivos claramente definidos.

Você não precisa se limitar a um objetivo, pois pode haver vários deles, divididos entre objetivo geral e objetivos específicos. No entanto, seu objetivo geral deve ser claramente enfatizado.

No exemplo dado anteriormente, sobre o Marketing Digital, o objetivo da pesquisa será justamente o que você pretende alcançar com o seu trabalho.

Exemplo: O objetivo do meu trabalho será avaliar a importância do Marketing Digital para o crescimentos dos microoempreendedores, usando como exemplo a empresa tal entre os anos de 2015 a 2021.

Já o problema de pesquisa assume a forma de perguntas que devem ser respondidas no decorrer de nossas atividades de pesquisa.

Exemplo: Qual a importância do Marketing Digital para o crescimento dos microempreendores nos últimos seis anos?

Depois de formular os problemas de pesquisa, passamos à próxima etapa, ou seja, definir as hipóteses de pesquisa.

As hipóteses são apenas respostas propostas às questões de pesquisa feitas anteriormente e que deverão ser confirmadas ou refutadas ao final do trabalho.

Exemplo: O Marketing Digital é importante para o crescimento dos microoemprendedores porque é o meio mais eficaz de construir sua marca.

5. Selecionando o método, técnicas e ferramentas de pesquisa

Para conduzir sua pesquisa, é necessário definir o método, as técnicas e as ferramentas de pesquisa a serem usadas.

O método de pesquisa é uma resposta à pergunta: como resolver um determinado problema? Digamos que, para investigar o problema exemplificado acima, o método a ser utilizado será o estudo de caso.

Quanto à técnica de pesquisa, ela é uma forma de coleta de dados.  Para realizar um estudo de caso, por exemplo, as técnicas de pesquisa mais frequentemente usadas são:

  • observação;
  • entrevista;
  • levantamento.

Por outro lado, as ferramentas de pesquisa que podem ser usadas para os exemplos acima podem ser, por exemplo, um questionário, uma folha de observação, uma câmera, um gravador de voz, etc.

 

6. Pensando a estrutura do TCC

Uma das recomendações que sempre recebi foi a de começar o TCC pelo sumário. No início, não fazia muito sentido para mim, mas, depois percebi a importância disso.

De fato, a partir do sumário você terá uma visão geral da estrutura do TCC e de todos os seus componentes, além de saber quais questões se seguirão logicamente.

De modo geral, os itens obrigatórios são: introdução, capítulos e subcapítulos, conclusão. Comece planejando o índice dos capítulos, para que possa saber exatamente o que será abordado em cada um deles e as leituras que deverão ser feitas.

Cada capítulo tem um objetivo diferente, mas, como regra, eles correspondem ao referencial teórico, à metodologia e aos resultados e discussões.

Dica: Elabore também um cronograma detalhado de todas as tarefas que precisam ser feitas. Estabeleça datas para a conclusão de cada uma delas e tente não pular nenhuma das etapas.

Passe para a próxima etapa apenas quando a anterior estiver concluída. Seu cronograma deve incluir, por exemplo, o seguinte:

  • Esboço do trabalho – (prazo)
  • Elaboração da introdução – (prazo)
  • Redação da parte teórica – (prazo)
  • Elaboração de ferramentas de pesquisa – (prazo)
  • Organizando atividades de pesquisa – (prazo)
  • Desenvolvimento da parte metodológica do trabalho – (prazo)
  • Discussão dos resultados e conclusões – (prazo)
  • Correções de trabalho – (prazo)
  • Fomatação do trabalho – (prazo)
  • Versão final do trabalho – (prazo)
  • Defesa do trabalho – (prazo)

 

7. Escrevendo os capítulos

Os capítulos devem ser organizados de forma que o leitor possa percorrer o tema “do geral ao particular”. Isso dá ao trabalho escrito uma base clara e lógica, o que torna muito mais fácil de ler.

O capítulo da fundamentação teórica do TCC deve ser dedicado à revisão da literatura. Qualquer teoria que você queira incluir deve estar subordinada ao problema de pesquisa.

Portanto, no capítulo de literatura deve ser apresentado o que foi escrito até agora sobre o assunto. De modo geral, essa seção deve apresentar:

  • Uma discussão aprofundada do campo e do problema sobre o qual você está escrevendo;
  • Definições de termos e todos os conceitos relacionados ao tema do trabalho;
  • Apresentação de uma breve história dos principais conceitos que aparecem no TCC, considerando o curso de sua transformação e evolução;
  • Explicação de como é caracterizado um determinado fenômeno (dependendo da área de estudo);
  • Uma revisão aprofundada da literatura sobre as realizações até o momento em um determinado campo de pesquisa.

Depois de concluir a parte teórica, deve-se começar a escrever a parte metodológica, delineando problemas de pesquisa e construindo ferramentas de pesquisa com base neles.

Mas o que exatamente deve ser incluído na parte metodológica do TCC?

O capítulo metodológico, sobre o qual já falei detalhadamente nesse outro artigo, deve ser escrito do ponto de vista de quem já conduziu a pesquisa. 

Nesta parte, você deve apresentar solidamente os fundamentos e pressupostos metodológicos de sua própria pesquisa, bem como todos os passos que foram realizados durante o processo.

Veja os pontos que você deve incluir nesse capítulo:

  • O tema e o objetivo da pesquisa;
  • Problemas de pesquisa/questões de pesquisa;
  • Hipóteses de pesquisa;
  • Métodos de pesquisatécnicas e ferramentas de pesquisa;
  • Procedimento de pesquisaorganização da pesquisa (por exemplo: onde e quando a pesquisa foi realizada, determinação da amostra de pesquisa, etc.)

Os resultados da pesquisa devem ser apresentados em outra seção, que normalmente chamamos de Resultados e Discussão.

Você pode apresentar os resultados e comentá-los logo a seguir ou separar os resultados das discussões em subseções (eu particularmente gosto assim).

Os resultados devem ser apresentados de forma detalhada e objetiva, sem ser ainda interpretados. Após isso é que você deve elaborar a discussão dos resultados, interpretando e comentando cada um deles. Nesse outro artigo, explico com mais detalhes como você deve escrever a discussão dos resultados.

 

8. Escrevendo a introdução e a conclusão

A introdução do TCC é a parte lida com mais atenção pelos avaliadores e pelo orientador. É por isso que uma introdução cuidadosamente preparada é tão importante, pois uma abordagem diligente e meticulosa do tema irá interessar, e talvez até intrigar, os leitores, sendo assim uma excelente “porta de entrada” do seu TCC. 

A introdução é a essência do TCC, e sua estrutura correta e estilo apropriado combinados com a originalidade farão com que o leitor fique cada vez mais interessado em ler os capítulos individuais do seu trabalho.  

Ao escrever a introdução do TCC, vale a pena seguir um padrão que contenha todos os elementos-chave de uma boa introdução. Isso inclui: 

  1. Uma introdução sobre o tema do trabalho;
  2. Justificativa para a escolha do tema;
  3. Indicação da importância do tema para a teoria e prática do campo científico ao qual se refere.
  4. A definição dos objetivos do TCC;
  5. Indicação das hipóteses de pesquisa que serão investigadas na parte posterior do trabalho e que você tentará comprovar;
  6. Apresentação do local, ambiente, época e âmbito disciplinar do TCC com justificação;
  7. Indicação dos métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa que utiliza no trabalho;
  8. Apresentação da estrutura do trabalho e, portanto, seus capítulos individuais. Cada capítulo deve ser brevemente descrito e resumido aqui;
  9. Indicação da natureza das fontes de conhecimento que você utilizou ao escrever seu TCC;
  10. Conclusão da introdução do TCC, resumindo brevemente as informações apresentadas anteriormente.

Lembre-se que a introdução não deve ser muito extensa, mas ao mesmo tempo deve ter no mínimo 1,5 páginas. 

Também é importante escrever no pretérito, embora em alguns casos a introdução seja criada no início da redação do TCC. Também já falei aqui sobre como escrever a introdução passo a passo.

Depois de concluído o trabalho, vale a pena voltar à introdução para atualiza-la e eventualmente fazer as correções necessárias. 

a conclusão nada mais é do que uma breve descrição dos resultados das pesquisas realizadas, seu impacto e relação com o tema em discussão. 

Neste outro artigo, você ver com mais detalhes como escrever a conclusão de um TCC corretamente. Comece a escrever mencionando os métodos de pesquisa que você usou, retornando às questões e hipóteses da pesquisa. 

Anote se a pesquisa as confirmou ou refutou. Considere o que os resultados da sua pesquisa comprovam e como eles se relacionam com o tema do trabalho. 

Mencione também as limitações da sua própria pesquisa e, se possível, deixe alguma abertura para a continuidade de pesquisas futuras.

 

9. Elaborando a bibliografia

A bibliografia é uma lista organizada das publicações utilizadas no TCC. Esta lista de trabalhos científicos inclui, por exemplo: 

  • publicações de livros,
  • revistas, revistas,
  • artigos em revistas,
  • Fontes da Internet,
  • fontes estatísticas,
  • atos normativos, incluindo leis, regulamentos etc.

A bibliografia deve conter todas as fontes e publicações que foram citadas e utilizadas durante a redação do TCC.

Itens aleatórios que não sejam conhecidos ou não tenham sido utilizados não devem ser incluídos na bibliografia, pois seu trabalho perde automaticamente seu valor. Lembre-se que você, enquanto autor do TCC, deve levar em conta o fato de que pode ser questionado sobre qualquer item dado na bibliografia durante sua defesa.

 

10. Formatando o Trabalho

O TCC é sempre elaborado de acordo com certos padrões e com base em regras específicas e padronizadas. Por norma, os trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil devem ser produzidos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Neste artigo, não abordarei todos os requisitos formais da ABNT, visto que são muitos e merecerem uma abordagem detalhada. Sugiro, no entanto, consultar um manual para este fim aqui.

 

Método infalível para fazer um TCC em até 7 dias

Como eu disse no início desse artigo, se você chegou até aqui e ainda se sente perdido em relação ao TCC, saiba que existe um método infalível que, sem dúvida, te ajudará a concluir o seu trabalho no menor tempo possível.

Muitos, inclusive, já conseguiram fazer isso em 30, 15 e até 7 dias.

Sim, 7 DIAS. Parece milagre, não é mesmo? Mas, não é. Trata-se de um método que eu desenvolvi e que tem sido usado pelos meus alunos. Esse método foi estruturado por mim em um Planner de 37 dias, que contém um verdadeiro passo a passo de tudo o que você precisa fazer diariamente para concluir o seu TCC com sucesso em pouco tempo.

Portanto, se você quiser concluir o seu TCC, sem sofrimento, sem noites mal dormidas, sem precisar abrir mão da sua vida social e, ainda assim, escrever um TCC com qualidade e ser aprovado pela banca com a melhor nota, esse Planner é para você.

Acesse aqui para saber mais detalhes sobre ele. Você ficará impressionado!

Qualquer dúvida que tiver, também terei um grande prazer em esclarecer. É só deixar um comentário ou entrar diretamente em contato comigo.

Artigos relacionados

plugins premium WordPress