Desde o início da graduação, sabemos que ao fim do curso teremos que começar a escrever o TCC. Mas, acontece que adiamos essa tarefa sempre para os próximos dias, semanas e meses.
Qualquer desculpa é boa para adiar a escrita para mais tarde. Até que chegue o momento em que o TCC se torna um assunto importante e urgente, sobretudo porque o prazo final já está a bater à porta.
TCC – tarefa ou projeto?
Escrever um TCC não é uma meta irreal e difícil. Então, por que é tão difícil para nós começar a implementá-lo?
Segundo David Allen, criador do método Getting Things Done (GTD), “qualquer objetivo que requeira mais de uma atividade para ser alcançado é um projeto”. Portanto, o TCC não é uma tarefa, pois requer pelo menos várias atividades.
Tratar um assunto que na verdade é um projeto como uma tarefa é uma armadilha. Normalmente, tendemos a perceber certas tarefas como algo difícil, exigente ou mesmo impossível. Esses pensamentos são ainda mais desanimadores para quem está começando.
Quando você muda sua perspectiva, transformamdo seu TCC em um projeto a ser realizado, dividindo-o em etapas pequenas e fáceis de seguir, descobre que “o diabo não é tão assustador”.
Como começar o TCC com a programação reversa
Algumas pessoas não planejam nada, vão direto para a ação. Entretanto, é difícil julgar se e em que ritmo você está se aproximando da sua meta. É fácil perder a motivação quando você não sabe o quanto já fez e quantas atividades ainda estão à sua frente.
A maioria das pessoas planeja com antecedência. Elas começam agora e pensam sobre os próximos passos que devem dar para alcançar a meta no futuro.
Uma maneira eficaz de se planejar é fazer o planejamento retroativo. Com base neste método, Kurt Vonnegut escreveu seus livros. Ele começou escrevendo o final, depois deu um passo atrás, passo a passo, criando a história do livro.
Você pode abordar o planejamento do seu TCC de maneira semelhante. Comece localizando no tempo o resultado específico de suas ações, ou seja, seu objetivo. É bom se seu objetivo for “SMART”, isto é, preciso, mensurável, ambicioso, real e definido no tempo.
Agora volte no tempo e determine o que você deve fazer em determinados momentos para conseguir o que deseja. Planejar de forma retroativa leva você, de fato, a fazer as coisas certas no momento certo. Em vez de se concentrar nas próximas etapas, você concentra sua atenção nos resultados.
Comece o TCC dividindo o trabalho em etapas
Dividir um grande projeto (ou seja, o seu TCC) em etapas ou marcos intermediários geralmente faz com que esse objetivo pareça atingível. Aqui estão as etapas a seguir neste processo:
- Defina um prazo para escrever seu trabalho;
- Determine o que você precisa fazer neste prazo para que a meta seja alcançada. Não pense linearmente, anote todas as ações importantes (marcos) que você precisa concluir para que seu trabalho seja entregue no prazo;
- Desenhe uma linha do tempo da esquerda para a direita. No lado esquerdo, insira a data de hoje, no lado direito, insira o prazo para atingir sua meta;
- Registre cada marco começando com o prazo e voltando para a data atual. Atribua datas para cada estágio.
Antes de começar o TCC, descreva tarefas como ação
Depois de definir a estrutura do projeto, é hora de planejar tarefas específicas. Se em vez da ação “vou à biblioteca” você planeja “pegar literatura emprestada para a parte teórica”, há uma chance maior de você chegar mais perto do objetivo de escrever um TCC.
Nomeie as tarefas de forma que descrevam a ação que você executará. Use verbos que dizem exatamente o que fazer. Em vez de “escolher uma bibliografia”, escreva: “fazer um inventário de livros e artigos para o trabalho”.
As tarefas descritas desta forma são claramente definidas e, ao mesmo tempo, tornam-se dinâmicas e estimulam à ação. Ao fazê-las, você sentirá que deu mais um passo à frente.
Para começar o TCC, determine antes a primeira etapa e planeje suas ações
Você já colocou marcos em seu projeto. Cada estágio terminará com o efeito pretendido se você completar tarefas específicas.
Agora atribua tarefas a cada etapa, começando com aquela que será a primeira etapa. Agende tarefas no calendário, reserve um tempo para concluí-las. Trate o calendário como um “lugar sagrado” e não reescreva os prazos para o dia seguinte. Tente planejar as tarefas de forma que sejam fáceis de serem concluídas.
Aqui estão algumas boas práticas:
- Determine a primeira etapa de cada tarefa: é a menor ação que pode ser executada na tarefa. Planeje e faça, isso o levará à ação;
- Siga o método do queijo suíço: primeiro, siga as etapas fáceis e imediatas de uma grande tarefa;
- Se você ficar tentado adiar uma tarefa, pergunte-se: “o que estou fazendo agora está me aproximando de maneira mensurável de meu objetivo?”;
- Comemore pequenas vitórias: veja onde você está, quantas tarefas você alcançou e quantas tarefas ainda estão à sua frente. Comemore o que você já fez.
Conclusão
Encarar as grandes tarefas como um projeto nos dá de volta uma sensação de controle sobre nossos trabalhos.
Quando os planejamos e nos limitamos à implementação dos elementos individuais desse plano, nosso senso de eficácia aumenta. Esse tipo de convicção nos permite enfrentar novos desafios com maior coragem e tranquilidade. Mesmo que tenha algum trabalho a fazer, você descobrirá que maior eficiência significa maior alegria na vida.
Se essas dicas foram úteis para você, deixe-me saber nos comentários. Assim posso preparar novos conteúdos semelhantes para lhe ajudar ainda mais.
Bom trabalho, foco e muito ânimo!