Escrever um TCC requer conhecimento e autodisciplina. Além disso, às vezes não é a complexidade do assunto que é o maior desafio, mas a falta de conhecimento sobre como começar a escrevê-lo e por onde começar.
Neste post, eu resumo minhas experiências ao longo da minha carreira acadêmica e sugiro como escrever um TCC de forma eficiente.
Comece com um esboço de todo o trabalho
O conteúdo de um TCC evolui durante sua preparação. O que está na parte teórica deve ser justificado na parte “prática”.
Por outro lado, os conceitos discutidos na parte de preparação da nossa pesquisa devem ser apresentados anteriormente na parte que contém a revisão da literatura. E, finalmente, para que todo o resto faça sentido, o trabalho deve ser escrito de forma que os pensamentos subsequentes estejam relacionados com os anteriores.
Infelizmente, tal resultado é muito difícil de obter escrevendo um trabalho sem pensar em suas partes individuais.
Por esta razão, proponho começar a “escrever” o TCC com uma representação sumária e resumida de cada capítulo, para ter uma visão geral de todo o texto. Ao escrever este texto de rascunho, você não precisa prestar muita atenção ao estilo ou aos erros de digitação.
Um esboço de todo o trabalho permitirá que você avalie o volume do TCC, decida quais questões valem a pena discutir e quais devem ser descartadas sem prejudicar a obra. Também permitirá verificar se todas as suas partes apresentam uma sequência lógica. Só depois de terminar o esboço de todo o trabalho é que sugiro polir o texto em relação ao estilo, pontuação, etc.
Não escreva o TCC consecutivamente
A redação de um TCC não deve começar com uma introdução. Embora seja quase um paradoxo deixar a introdução apenas para o fim, sua redação exige a existência de grande parte do trabalho, para o qual ela deve se referir.
Em vez disso, proponho começar a escrever o TCC com uma descrição da sua própria pesquisa (a parte “prática”). Criar este capítulo é geralmente o mais fácil.
Ao sentar-se para escrever o TCC, tenha um objetivo definido
A redação eficiente de um TCC requer ações consistentes que impulsionam o trabalho. Ler mais artigos ou livros não fará necessariamente com que seu trabalho evolua. Ao mesmo tempo, é fácil confundir seus olhos com ações aparentes, dizendo que quando você está envolvido com leituras, você está trabalhando em seu TCC.
Para evitar o hábito mencionado acima, sugiro manter uma lista de coisas a fazer em conexão com o TCC. Pode incluir tarefas como: complementar com notas de rodapé do capítulo X, melhorar o estilo do capítulo X, criar um gráfico X, descrever X.
Tendo essa lista de tarefas criada, por exemplo, no Trello ou Evernote, você pode escolher tarefas específicas para executar e concluir em um determinado dia. Essa abordagem não apenas impulsiona o processo de “escrever” o trabalho, mas também lhe motiva cada mais a medida em que assinala uma tarefa como concluída.
Faça anotações sobre tudo que você lê
Na leitura de textos relacionados ao TCC, faça ao menos breves notas para cada um deles, resumindo todo o texto, sua contribuição para o tema abordado e suas reflexões mais importantes. Você economizará muito tempo ao elaborar sua bibliografia.
Se você estiver usando uma versão eletrônica dos textos, também recomendo instalar o Mendeley. Ele permite que você marque partes importantes de artigos e anote seus próprios resumos relacionados a eles. Além disso, o Mendeley possui uma versão para dispositivos móveis, que permite que você trabalhe no seu TCC, por exemplo, ao viajar para uma universidade.
Lembre-se de que feito é melhor do que perfeito
Você pode realizar análises adicionais, expandir uma teoria e aperfeiçoar o estilo do texto. Em algum ponto, entretanto, você tem que dizer “pare, isso é o suficiente”. Eu sei que o estilo de trabalho de cada um é uma questão muito específica. Mas, se o conteúdo do texto em si é valioso e também está livre de erros, por que gastar mais tempo com ele?
Se este conteúdo foi útil para você, deixe-me saber nos comentários!