Uma coisa muito importante que aprendi ao longo da minha carreira acadêmica foi a necessidade de planejar todo o processo de produção de um trabalho de pesquisa, seja ele uma monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Aprendi que, se você não tem um plano de pesquisa e um cronograma, isso pode tornar a escrita do seu trabalho um caminho torturante.
Se você quer saber o que é preciso fazer, o quanto está feito e, sobretudo, se quer defender dentro do prazo, você deve ter um planejamento, passo a passo, de todas as etapas a serem cumpridas. Você não pode simplesmente sentar e escrever. Você vai precisar, por exemplo, consultar a literatura disponível sobre o seu tema de pesquisa, ler e fazer anotações, escrever o texto, revisar e devolver os capítulos ao seu orientador…
Neste post, falarei um pouco sobre como você deve planejar cuidadosamente o cronograma do seu TCC, o que permitirá que você organize adequadamente todas as suas atividades de escrita.
Por que é tão importante ter um cronograma?
O planejamento de uma pesquisa depende, é claro, do tipo de cada trabalho (é diferente para trabalhos tipicamente de revisão bibliográfica e ainda mais diferente para trabalhos de estudo de caso). No entanto, o planejamento da pesquisa permite que você organize as informações que deseja incluir no seu ‘trabalho’ e estabelecer para ele um cronograma de atividades, o que permitirá cumprir sua entrega dentro do prazo.
Diz o velho ditado que, se não soubermos onde chegar, nenhum caminho estará certo. Portanto, sem estabelecer um plano de ação, você não saberá que caminho seguir e seu trabalho não avançará.
Um cronograma é um gráfico ou descrição que mostra a sequência de atividades individuais previstas em um plano, levando em consideração o tempo de sua execução. Esse gráfico é organizado em pontos, passo a passo, de cada etapa da criação de um TCC, dissertação ou tese.
Criar um cronograma desde o início irá ajudá-lo a evitar confusão e perguntas desnecessárias a si mesmo: O que vem a seguir? Sobre o que eu deveria escrever hoje? O cronograma deve ser acertado com a orientadora, que irá auxiliá-lo na definição das próximas datas.
Como planejar o cronograma do TCC
Primeiro: defina o objetivo
Em primeiro lugar, vale a pena definir exatamente o nosso objetivo e quando gostaríamos de implementá-lo. O princípio SMART, descrito na década de 1980 por George T. Doran, pode nos ajudar nisso. Ele descreve cinco características de uma meta bem definida. Segundo ele, o objetivo deve ser:
• Específico – o objetivo deve definir de forma clara e precisa o que queremos alcançar;
• Mensurável – devemos sempre ser capazes de verificar claramente se a meta já foi alcançada ou não, usando um indicador específico;
• Atingível – a meta precisa ser realisticamente alcançável;
• Relevante – a meta deve ser importante para nós para que sua realização nos motive;
• Tempo definido – a meta deve ter um prazo específico;
Segundo: planeje atingir seu objetivo
Comece dividindo sua meta em tarefas menores e específicas. No caso do TCC, podem ser capítulos e subcapítulos subsequentes escritos e aprovados pelo orientador.
Em seguida, para cada um deles, especifique o intervalo de tempo em que você iniciará e terminará sua implementação, isto é, a escrita e aprovação de cada capítulo ou subcapítulo.
Terceiro: analise seus recursos
Neste ponto, vale a pena considerar o que será necessário para completar cada uma das tarefas (e em geral: toda a meta), bem como o que você já possui e o que mais você precisa e como pode obtê-lo.
Estas podem ser as informações necessárias (por exemplo, como o TCC deve ser), habilidades (por exemplo, como inserir notas de rodapé corretamente no trabalho), ferramentas e ajudas (por exemplo, software, livros, acesso aos arquivos).
Quarto: use o apoio de outras pessoas
O recurso de que falamos no ponto anterior também pode ser o apoio de outras pessoas. No caso de escrever um TCC, a ajuda do orientador pode ser necessária.
Também vale a pena apoiar uns aos outros em um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo que você, ou seja, também se formar na graduação. Compartilhar informações e encorajar uns aos outros a escrever mais também pode ser motivador.
O que deve conter o cronograma do TCC
Um cronograma exemplar de um TCC, como também de uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, prevê:
- Levantamento bibliográfico – (prazo)
- Revisão da literatura – (prazo)
- Redação da parte teórica – (prazo)
- Elaboração de ferramentas de pesquisa – (prazo)
- Organização das atividades de pesquisa – (prazo)
- Desenvolvimento da parte metodológica do trabalho – (prazo)
- Discussão dos resultados e conclusões – (prazo)
- Elaboração da introdução – (prazo)
- Elaboração das considerações finais – (prazo)
- Correções do trabalho – (prazo)
- Formatação do trabalho – (prazo)
- Versão final do trabalho – (prazo)
- Defesa do trabalho – (prazo)
Em suma, cada etapa da preparação de um trabalho de pesquisa tem um escopo e um caráter distintos. Elaborar um esboço preliminar do que você deseja escrever e quando deseja escrever é extremamente importante e necessário para criar um trabalho de pesquisa de boa qualidade.
É por isso que é tão importante a necessidade de planejar o conteúdo com antecedência e de organizar as atividades com o auxílio de um cronograma adequado.
Se este post foi útil, deixe-me saber nos comentários.