Vários estudantes que têm de preparar uma monografia, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutoramento enfrentam um dos maiores desafios da sua carreira acadêmica: definir devidamente o referencial teórico.
Um bom trabalho de pesquisa depende de como o arcabouço teórico, a espinha dorsal de todos os projetos acadêmicos, foi desenvolvido. A seguir discutiremos alguns pontos importantes para atingir esse objetivo.
O que é um referencial teórico?
Na estrutura de uma monografia, dissertação ou tese, o referencial teórico é uma parte central da pesquisa. Situa-se entre a introdução e as conclusões ou considerações finais.
Em outras palavras, o referencial teórico é uma seção em que fazemos uma apresentação exaustiva e documentada da teoria do tema analisado, que deve ser baseada na literatura especializada.
Graças ao referencial teórico, você tem a oportunidade de demonstrar seu conhecimento da literatura do assunto e conhecimento de questões teóricas relacionadas ao tema de seu trabalho.
Esta fase do trabalho deve ser feita com atenção. Ela precisa ser claramente visível ao leitor, pois é a parte que explica o ponto de vista da sua pesquisa, bem como os critérios a serem atendidos para que se consiga o uso correto da metodologia.
O referencial teórico pretende explicar ou expandir o que se sabe até agora sobre um determinado domínio do conhecimento. Em alguns casos, se um bom esboço do referencial teórico não for fornecido, isto é, se não soubermos contextualizar bem o que está sendo dito, isso pode eventualmente invalidar nosso trabalho.
Qual é o objetivo desta seção?
O referencial teórico deve ser uma “vitrine” a partir da qual queremos demonstrar e justificar nosso estudo. Deve ser uma das seções projetada para agregar valor ao nosso trabalho acadêmico, para resolver claramente nossa intenção final e trazer originalidade para outras pesquisas já realizadas.
O referencial teórico incluirá conceitos que sustentam o trabalho de aprofundamento do tema de análise ou investigação, tudo para orientar e acompanhar a investigação a partir de uma abordagem inovadora e diferenciada, conferindo-lhe personalidade própria e distanciando-se de possíveis semelhanças com trabalhos anteriores.
Desta forma, dentro do quadro teórico, serão organizadas as principais ideias com as quais nos queremos fortalecer, como citações dos autores para contrastar ou reforçar a nossa pesquisa.
Como fazer um referencial teórico?
Como indiquei acima, a forma como essa parte se desenvolve em relação ao tema da pesquisa é de grande importância.
O referencial teórico consiste, principalmente, em análises de antecedentes ou considerações teóricas sobre o tema de pesquisa. A análise dos antecedentes consiste numa revisão de trabalhos anteriores que indiretamente justificam o desenvolvimento do nosso trabalho.
Esse ponto é outro elemento-chave para determinar se nosso novo trabalho é inovador e se agrega valor em relação a outras pesquisas.
No entanto, para escrever um referencial teórico, não basta ler apenas um livro ou reescrever sem pensar o conteúdo do material levantado. Esta questão deve ser abordada com extremo cuidado, porque estudos aprofundados do problema de pesquisa são necessários para escrever uma monografia, dissertação ou tese correta.
O que exatamente deve conter um referencial teórico?
Um bom referencial teórico deve apresentar:
- Uma discussão aprofundada do campo e do problema sobre o qual você está escrevendo;
- Definições de termos e todos os conceitos relacionados ao tema do trabalho;
- Apresentação de uma breve história dos principais conceitos que aparecem no seu trabalho, tendo em conta o curso da sua transformação, transformação e evolução;
- Explicação de como é caracterizado um determinado fenômeno (dependendo da área de estudo);
- Apresentação das questões constantes no trabalho (com base na literatura disponível sobre a matéria) e da solução proposta;
- Declaração inicial de métodos e ferramentas de pesquisa;
- Uma revisão aprofundada da literatura sobre as realizações até o momento em um determinado campo de pesquisa.
Conclusão
É importante saber criar um referencial teórico. Não é uma tarefa fácil. Às vezes, você tende a copiar ideias, reformular hipóteses ou destacar um conceito já definido.
Devemos nos empenhar pela originalidade, perfeição e novidade para convencer a banca que irá julgar nosso trabalho. Para tanto, todas as opiniões de outros autores devem ser devidamente apresentadas de maneira razoável, proporcionando conhecimento adequado sobre o objeto de estudo.
No referencial teórico, consistência e ordem são essenciais. Apresentamos referências bibliográficas para trazer coerência às nossas ideias e pesquisas. A nossa ideia pode ser desenvolvida através da consulta de várias fontes e da utilização de conceitos, livros e autores que enriquecem o nosso trabalho de investigação.
Ao compilarmos todas as informações refletidas no referencial teórico, precisamos explicar os motivos de sua seleção no início do trabalho, com critérios gerais que expliquem a seleção da bibliografia. Isso significa justificar o uso dos autores selecionados, os livros consultados e a metodologia adotada.