Como fazer uma metodologia

Para muitos, a dificuldade em compreender a metodologia começa na leitura. Basicamente, os livros didáticos de metodologia da pesquisa são grandes e densos, e os alunos muitas vezes desaparecem, como a Alice, na Terra da Pesquisa Metodológica, mas reaparecem meses depois, desnorteados e confusos.

Escrever um capítulo sobre metodologia é difícil porque a metodologia da pesquisa é complexa; porque o território está repleto de terminologias que muitas vezes são usada de formas diferentes, mesmo dentro das mesmas disciplinas. Além disso, há diferentes perspectivas quanto à estrutura que essa parte do trabalho deve ter. 

Neste post, explicarei como desenvolver o capítulo metodológico de uma monografia, dissertação ou tese e, mais precisamente, o que deve ser incluído na metodologia ao escrevê-la.

 

O que é método e como podemos definir metodologia?

Um método é uma forma de saber, uma forma de chegar a uma solução, uma forma de atingir um objetivo; um conjunto de regras com base nas quais os processos ou fenômenos, descrições ou teorias analisados são aceitos ou rejeitados.

Nesse sentido, os métodos de pesquisa científica são formas de abordar um problema formulado e de como resolvê-lo. Eles mostram quais técnicas de pesquisa e ferramentas de pesquisa devem ser usadas ao conduzir a pesquisa.

Metodologia é o esboço do estudo, cujo desenvolvimento permitirá a elaboração de um instrumento de pesquisa adequado e a redação de um trabalho acadêmico (monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado), que será consistente em termos de conteúdo.   

 

Parte metodológica do trabalho

O capítulo metodológico deve ser escrito do ponto de vista de quem já conduziu a pesquisa. O autor deve apresentar solidamente os fundamentos e pressupostos metodológicos de sua própria pesquisa, em particular:

  • O assunto e o propósito da pesquisa;
  • Problemas de pesquisa/questões de pesquisa;
  • Hipóteses de pesquisa (devem ser incluídas quando o autor de determinado trabalho (monografia, dissertação ou tese) pressupõe estabelecer dependências entre variáveis);
  • Métodos de pesquisa , técnicas e ferramentas de pesquisa;
  • Procedimento de pesquisa: organização da pesquisa, área/local e população de estudo (por exemplo: onde e quando a pesquisa foi realizada, determinação da amostra de pesquisa, características da área/local de pesquisa, apresentação da população de pesquisa…).

 

O que o capítulo metodológico abrange? 

Tema e objetivo da pesquisa

De um modo geral, com base na literatura metodológica recomendada, é necessário esclarecer o tema e a finalidade da pesquisa.

O tema da pesquisa é o que você deseja pesquisar. Já o objetivo da pesquisa é o que você pretende alcançar realizando sua pesquisa.

Nesta parte, escreva uma breve introdução ao tema abordado em sua monografia, dissertação ou tese. Lembre-se que quanto mais geral e menos detalhado for o tema da pesquisa, mais difícil será para você escrever um bom trabalho, porque ele será demasiado abrangente e, portanto, menos compreensível e pouco interessante.

Assim, o objetivo do estudo é o resultado de refinar o tema do estudo. Os objetivos devem expressar suas intenções (descoberta, revelação, cognição, explicação, … etc.) e devem também estar relacionados com o contexto teórico do problema.    

 

Problemas de pesquisa/questões de pesquisa

O problema de pesquisa é o que ainda não foi descoberto ou foi descoberto, mas de forma insuficiente ou incorreta.

Os problemas de pesquisa devem ser escritos na forma de perguntas formuladas para a realidade estudada. Desse modo, você precisa apresentar questões de pesquisa específicas que deseja responder em sua monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

 

Hipóteses de pesquisa

Uma hipótese de pesquisa é uma suposição provável, uma resposta a uma determinada questão que resultou do problema de pesquisa (ou seja, as hipóteses são respostas às questões de pesquisa previamente colocadas).

Em outras palavras, uma hipótese é o que poderíamos supor em relação aos problemas colocados (questões de pesquisa) e se propõe a explicar algum fenômeno, cuja verdade ou falsidade deve ser confirmada ou refutada com a ajuda de dados obtidos de uma forma específica.

As hipóteses constituem uma parte importante do trabalho metodológico, porque a pesquisa, afinal, estará provando a verdade ou inverdade das suposições.

Portanto, as hipóteses devem ter os seguintes requisitos:

  • devem ser claramente formuladas;
  • verificáveis com os métodos disponíveis (por exemplo, com a ajuda de testes).

As hipóteses devem ser determinadas com base na análise da literatura sobre o assunto e/ou nas próprias conclusões, ou seja, não podem ser acidentais.

Entretanto, saiba que nem toda pesquisa requer a formulação de hipóteses de pesquisa. Certamente, elas são necessários na pesquisa de verificação, que consiste em explicar a relação entre os fenômenos e verificar a hipótese – deduzida da teoria. Porém, não são obrigatórios na pesquisa do tipo bibliográfica ou de revisão de literatura.

 

Métodos de pesquisa, técnicas e ferramentas de pesquisa

O método de pesquisa é uma resposta à pergunta: como resolver um determinado problema? Quanto à técnica de pesquisa, trata-se de uma forma de coleta de dados. As ferramentas de pesquisa, por sua vez, podem ser, por exemplo, um questionário, uma câmera, um gravador de voz, etc.

Nesta parte do capítulo, é necessário descrever qual o método, técnicas e ferramentas de pesquisa foram utilizadas, com a justificativa do porquê cada uma foi escolhida.

Lembre-se de que as técnicas de pesquisa devem sempre corresponder aos métodos de pesquisa fornecidos. As técnicas de pesquisa comumente conhecidas incluem, por exemplo: experimento, entrevista, observação, levantamento, análise de documentos, etc. Por outro lado, uma técnica de pesquisa muito utilizada é o questionário.

O que exatamente deve ser incluído na seção ‘Métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa’?:

  • Apresente o método que você utilizou na pesquisa e justifique sua escolha;
  • Apresente as técnicas que você usou em sua própria pesquisa;
  • Descreva quais ferramentas de pesquisa você escolheu e se são compatíveis com as técnicas de pesquisa utilizadas.

 

Procedimento de pesquisa

Procedimento de pesquisa é a organização desses estudos, sua área/local e população estudada.

O que exatamente deve ser incluído nesta seção?:

  • Você precisa escrever sobre a área/local de pesquisa (ou seja, quando, onde e como sua pesquisa foi conduzida);
  • Características da instituição ou grupo pesquisado, quando for o caso (ou seja, composição e número de pessoas);
  • Características do material de pesquisa coletado;
  • Descrição das fases subsequentes do estudo;
  • Escreva as condições sob as quais o estudo foi conduzido.

Em suma, esta parte do capítulo deve conter informações básicas sobre o ambiente em que a pesquisa foi conduzida. Esta descrição deve estar estritamente relacionada ao objetivo e aos problemas de sua pesquisa.

 

Conclusão

Minha intenção neste artigo foi abordar o tema da forma mais universal possível, por isso, não falei sobre campos específicos, que têm seus próprios procedimentos de pesquisa.

No entanto, espero que eu tenha ajudado você de alguma forma e que este texto sirva como uma pequena introdução para pessoas que se sentem um pouco perdidas e intimidadas pela terminologia metodológica e procuram explicações que sejam um bom começo para escreverem uma metodologia, seja ela para o TCC, monografia, tese ou dissertação.

Artigos relacionados

plugins premium WordPress