Em geral, nas atividades de investigação científica, existem duas abordagens que são frequentemente utilizadas, nomeadamente os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa.
A pesquisa qualitativa é um tipo de pesquisa cujos achados não são obtidos por meio de procedimentos estatísticos ou outras formas de cálculo e busca compreender e interpretar o significado de um evento de interação do comportamento humano em determinadas situações de acordo com a própria perspectiva do pesquisador.
Já na pesquisa quantitativa, a pesquisa usa dados brutos na forma de números que são processados por meio de estatísticas. Ou seja, a pesquisa quantitativa tem uma natureza detalhada e mensurável e visa explicar a relação entre as variáveis, testar teorias e generalizar o objeto de pesquisa.
Para entender melhor sobre as especificidades de cada uma delas, as diferenças entre os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa podem ser vistas com base no seguinte:
1. Projeto de pesquisa
- Qualitativo é geral, flexível e dinâmico. A própria pesquisa qualitativa pode se desenvolver durante o processo de pesquisa.
- Quantitativo tem propriedades específicas, detalhadas e estáticas. O próprio fluxo da pesquisa quantitativa foi planejado desde o início e não pode ser alterado.
2. Análise de dados
- A análise qualitativa pode ser feita durante o processo de pesquisa.
- A análise quantitativa pode ser feita na fase final antes do relatório.
3. Como analisar os fatos
- Qualitativo: a pesquisa qualitativa vê “fatos/verdade” dependendo da forma como o pesquisador interpreta os dados. Isso ocorre porque existem coisas complexas que não podem ser explicadas simplesmente por números, como os sentimentos humanos. A pesquisa quantitativa parte de dados que são explicados por teorias consideradas relevantes para produzir uma teoria que fortaleça as teorias existentes.
- Quantitativo: a pesquisa quantitativa vê o “fato/Verdade” como sendo o objeto de pesquisa lá fora. Os pesquisadores devem ser neutros e imparciais. O que quer que seja encontrado, isso é um fato. A pesquisa quantitativa parte da teoria para os dados.
4. Coleta de dados
- Qualitativa: a pesquisa qualitativa se concentra mais em algo que não pode ser medido pela verdade em preto e branco, de modo que na pesquisa qualitativa o pesquisador explora os dados o mais profundamente possível sobre certas coisas. Assim, a qualidade da pesquisa qualitativa não é determinada pelo número de informantes envolvidos, mas pela profundidade com que o pesquisador explora informações específicas das fontes selecionadas.
- Quantitativo: a coleta de dados foi realizada por meio de uma série de instrumentos de pesquisa na forma de testes/questionários. Os dados coletados são então convertidos usando categorias/critérios predefinidos. A qualidade da pesquisa quantitativa é determinada pelo número de entrevistados envolvidos.
5. Representação de dados
- Qualitativo: Os resultados da pesquisa qualitativa estão na forma da interpretação do pesquisador sobre um fenômeno, de modo que o trabalho da pesquisa contêm mais descrições.
- Quantitativo: Os resultados da pesquisa quantitativa são apresentados na forma de resultados de cálculos matemáticos. O resultado do cálculo é considerado fato comprovado. A validade da pesquisa quantitativa é amplamente determinada pela validade e confiabilidade dos instrumentos usados.
6. Implicação dos resultados da pesquisa
- Qualitativo: Os resultados da pesquisa qualitativa têm implicações limitadas em certas situações. Assim, os resultados da pesquisa qualitativa não podem ser generalizados em diferentes cenários.
- Quantitativo: Os resultados da pesquisa quantitativa estão na forma de fatos/teorias generalizadas. Sempre e em qualquer lugar, esse fato se aplica.
7. Tipos de métodos
- Qualitativo: Fenomenologia, etnografia, estudos de caso, história, teoria fundamentada.
- Quantitativo: experimental, causal, investigativa, correlacional.
8. Objetivos de pesquisa
- Qualitativo: obter compreensão profunda, desenvolver teoria, descrever a realidade e as complexidades sociais.
- Quantitativo: Explicar a relação entre variáveis, testar teorias, generalizar os fenômenos sociais em estudo.
9. Tipos de dados
- Qualitativo: Descritivo e exploratório.
- Quantitativo: Numérico e estatístico.