Discussão dos resultados – como escrever corretamente

Escrever a última parte de um trabalho acadêmico e científico, ou seja, a discussão dos resultados obtidos no decorrer dos estudos e análises, é um grande desafio para a maioria dos pesquisadores, independentemente dele ser aluno de graduação, mestrado, doutorado ou mesmo um pesquisador independente.

Embora este capítulo seja altamente formalizado e fechado nos padrões aplicáveis em um determinado campo da ciência, ele é, no entanto, um capítulo muito mais subjetivo — cada um pode escrever à sua maneira, porque cada um tem as suas observações individuais e subjetivas sobre os resultados obtidos e todo o estudo.

Existem, é claro, algumas regras gerais. Conhecendo-as e sabendo que passos tomar e a partir de quais elementos compor o conteúdo, o assunto ficará muito mais fácil do que você imagina.

 

O que é a discussão dos resultados?

O capítulo de discussão dos resultados é a seção que interpreta os resultados apresentados pela pesquisa. Em outras palavras, embora o trabalho forneça uma introdução, métodos e resultados, você também precisa interpretar os resultados para o seu leitor.

É nessa parte que você deve explicar o significado dos resultados obtidos e como eles se relacionam com o problema de pesquisa em que você está trabalhando.

Assim, o objetivo da discussão é interpretar e explicar o significado dos achados de sua pesquisa à luz do que já foi discutido na literatura existente sobre o assunto; e explicar novas ideias sobre o problema com base nos resultados da sua pesquisa.

Resumindo, a discussão é uma espécie de diálogo entre seus resultados e os de outros pesquisadores.

 

Por que é tão importante escrever uma boa discussão sobre os resultados?

  • Você prova não só que tem a capacidade de pensar criticamente sobre um problema de pesquisa, mas também sobre a própria pesquisa como um processo, ações realizadas, pontos fortes e fracos de todo o trabalho;
  • Você mostra que consegue gerar novas soluções e explicações criativas a partir da síntese dos resultados obtidos e formular com base nelas uma explicação aprofundada;
  • Você apresenta a importância da sua pesquisa e seu impacto em determinado campo científico. Você também indica as etapas e atividades que precisam ser aprimoradas para dar continuidade ao segmento que você está pesquisando de maneira ainda melhor e mais profunda;
  • Você enfatiza a importância do seu trabalho, indicando como ele pode contribuir para preencher algumas lacunas que estiveram presentes até agora na área em que atua. Sua pesquisa pode não necessariamente preencher algumas lacunas, mas pode mostrá-las.

 

Como escrever a discussão dos resultados?

Embora não haja uma fórmula fixa para escrever o capítulo de discussão dos resultados, você pode seguir alguns passos simples que o levarão a uma seção de discussão completa para o leitor:

1. Forneça um breve resumo do tema central:

Um bom capítulo de discussão expande descobertas específicas e suas implicações num contexto mais amplo. Portanto, inicie a “Discussão” fornecendo as informações mais importantes já conhecidas sobre o tema de pesquisa. Você pode então reformular muito brevemente o problema de pesquisa de forma que sua seção de Discussão seja vinculada à introdução teórica.

2. Interprete seus resultados:

Discuta o significado das descobertas mais importantes de sua pesquisa da forma mais clara possível, porque nem todos os seus leitores compreenderão profundamente o assunto. Discuta as relações entre as observações: os resultados indicam um padrão e podem ser resumidos juntos? Mas não tente impor interpretações aos seus leitores; considere os resultados objetivamente. Mencione resultados inesperados e insignificantes e não manipule os dados.

3. Relate os resultados da pesquisa anterior:

Uma pesquisa bibliográfica completa é imperativa antes de qualquer pesquisa ser realizada. Compare seus resultados com estudos anteriores para mostrar como outros estudos apoiam ou diferem de seus resultados. Explique o que está faltando em estudos anteriores e como seus resultados se baseiam nesses estudos.

4. Discuta as implicações de sua pesquisa:

Esta é talvez a parte mais importante da discussão. O leitor deve entender claramente por que sua pesquisa é importante. Como a pesquisa contribuiu para melhorar nossa compreensão de um determinado assunto?

Basicamente, você precisa descrever a contribuição de sua pesquisa para o conhecimento existente e como ela pode estimular pesquisas futuras.

5. Lembre-se de que ninguém pensou em sua pesquisa tanto e tão intensamente quanto você:

Na discussão, escreva por que a pesquisa acabou sendo o que saiu, por que é tão importante, o que pode ser feito agora com esse conhecimento, quem precisa dele.

6. Indique as limitações de sua pesquisa:

Declare as limitações de sua pesquisa. Talvez você pudesse usar um método de coleta de dados diferente? Talvez o tamanho da amostra não seja representativo da população-alvo? A autocrítica e o reconhecimento das limitações do estudo mostrarão que você sabe o que ele não conseguiu cobrir.

7. Mencione como você pode dar continuidade à pesquisa no futuro ou como outros pesquisadores podem retomá-la:

No entanto, tome cuidado para não deixar seus leitores ficarem com a sensação de insuficiência excessiva. Afinal, sua pesquisa deveria preencher nossa curiosidade cognitiva. Não deixe a empolgação com o que foi feito se transformar em empolgação com o que não não foi feito ou poderia ser. Seu objetivo é que você e seu trabalho sejam lembrados.

 

O que fazer e o que não fazer?

Escrever a discussão dos resultados é um pouco complicado porque você precisa reunir seus pensamentos e trazer perspectiva para todo o estudo. Mas, se você parar um pouco e pensar sobre tudo isso, nem tudo é tão difícil.

Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a escrever a discussão dos resultados da sua pesquisa:

O que você pode fazer? O que não é permitido?
Comece afirmando se sua hipótese é suportada Não se limite a repetir os resultados
Interpretar resultados: explicar seu significado Não tire conclusões precipitadas que não sejam suportadas por dados
Correlacione seus resultados com os resultados de estudos anteriores, por exemplo, se seus resultados concordam ou diferem dos resultados de estudos anteriores. Explique também a contribuição da pesquisa para o conhecimento existente Não cite todas as pesquisas anteriores
Certifique-se de mencionar possíveis explicações alternativas para os resultados. Não superestime os resultados
Indique as limitações do estudo Não critique outros estudos
Explique as diferenças e exceções Não inclua perguntas tangenciais ou insignificantes

 

Conclusão

Dito de outro modo, a discussão dos resultados deve contar uma história. Uma história sobre o que dizem os dados que você coletou e compilou. Sobre “como tudo começou e terminou”.

Além disso, lembre-se de que você está escrevendo a discussão como uma pessoa com muito mais experiência e conhecimento do que quando iniciou toda a aventura com a implementação da pesquisa.

Certamente você tem alguns insights que chamaram sua atenção em algum estágio da pesquisa. Talvez você tenha pensado em algo quando as hipóteses já estavam colocadas, ou somente depois de ter os resultados descritos.

Você nunca pode prever tudo 100%. O que você não previu? Que perguntas você não respondeu que valeria a pena?

Lembre-se de que seus leitores podem ficar um pouco cansados ao final do trabalho, assim como você também estará após todo o processo de pesquisa e redação. Por isso, escreva de forma clara e objetiva. Não use enfeites. Dê-lhes algo brilhante, claro, acessível, mas também interessante.

Artigos relacionados

plugins premium WordPress