Como escrever um TCC – 7 erros que podem lhe custar muito tempo!

Você tem cada vez menos tempo para escrever o TCC? Talvez por isso você esteja um pouco estressado, provavelmente pela falta de experiência em escrever um trabalho acadêmico desta dimensão. 

Provavelmente, você já passou muito tempo procurando as informações de que precisa, procurando as referências bibliográficas que usou, reescrevendo trechos do trabalho ou formatando as partes já escritas. Agora o tempo parece pouco para organizar todas essas informações, não é mesmo?

Bom, neste post, eu comento 7 erros que, se cometidos, podem estender significativamente o processo de redação do seu TCC. Claro, eu também o aconselho sobre como evitá-los. 

Tenha muito cuidado com o último erro. Por isso, leia este artigo até o final. 

 

Erro n.º 1: você não usa recursos

 

O Microsoft Office Word permite criar referências – legendas sob figuras ou tabelas, cuja numeração será atualizada ao remover ou alterar a ordem dos elementos do TCC. 

Além disso, graças ao mecanismo de “referências cruzadas”, é possível inserir links para gráficos ou tabelas específicas no texto. Inseri-los leva literalmente alguns segundos e pode economizar muito tempo (e erros) na próxima vez que você precisar remover ou reordenar uma imagem.

 

Erro n.º 2: você não aplica estilos

 
Os estilos são formatações predefinidas para um parágrafo inteiro ou um trecho de texto. Inclui tipo de letra, tamanho da fonte, negrito, itálico, espaçamento entre linhas, recuo e muitos outros parâmetros.
 
Formatar texto usando estilos tem uma grande vantagem em relação à modificação manual da “fonte”.
 
Primeiro – consistência – todos os parágrafos, cabeçalhos e listas têm a mesma aparência.
 
Segundo – a velocidade de fazer alterações em todo o texto. Tudo que você precisa fazer é editar o estilo e todos os parágrafos do TCC (ou seus fragmentos) nos quais um estilo específico foi usado serão modificados automaticamente.
 

 

Erro n.º 3 Você não está usando um programa de gerenciamento de literatura

 
Programas como o Mendeley, Zotero e End Note são usados para gerenciar referências bibliográficas e citações. Eles também permitem adicionar comentários a artigos, marcar seus fragmentos importantes ou marcar obras; e são muito úteis quando se trata de criar notas de rodapé para o TCC.
 

 

Erro n.º 4: você não está adicionando referências à literatura de forma contínua

 
É melhor criar notas de rodapé continuamente – quando sabemos quais fontes usamos, citamos alguém ou mencionamos o texto a ser consultado.
 
Adiar a criação de notas de rodapé até o final do processo de redação do TCC é uma enorme perda de tempo. Sem mencionar o quão monótono esse trabalho é.
 

 

Erro n.º 5: você não discutiu todo o plano de trabalho com o orientador

 
Antes de começar a escrever, certifique-se de discutir o plano de trabalho com o orientador – a lista de capítulos e seu conteúdo planejado. Também vale a pena pedir um exemplo de TCC bem escrito. Esse exemplo vai poupar muitas perguntas sobre a formatação correta do texto, criação de anotações, etc.
 

 

Erro n.º 6: você não divide a redação do TCC em etapas

 
É melhor escrever seu TCC iterativamente, isto é, repetidas vezes.
 
No “primeiro rascunho”, concentre-se nos méritos – certifique-se de que seus argumentos façam sentido. Lembre-se que a introdução teórica deve estar relacionada aos assuntos discutidos na parte prática.
 
O rascunho é seguido pela edição – então, concentre-se no estilo e aprimore o texto para que seja fácil de ler.
 
No final, leia tudo de novo – corrija a pontuação e introduza os últimos toques. Nesse estágio, também vale a pena deixar outra pessoa ler a obra com um novo olhar.
 

 

Erro n.º 7: você não está fazendo backup

 
Escrever um TCC geralmente leva algum tempo. Durante esse tempo, muitas coisas podem acontecer. Podemos modificar ou excluir acidentalmente um fragmento de texto. Nosso disco rígido pode ser danificado e o notebook pode ser perdido ou roubado.
 
Não desejo a ninguém nenhuma dessas situações. Mas essas coisas acontecem. É por esse motivo que vale a pena fazer backups regulares do seu trabalho.
 
Pessoalmente, recomendo trabalhar diretamente em um arquivo armazenado na nuvem. Por uma questão de paz, também vale a pena fazer uma cópia de vez em quando numa unidade externa (pendrive ou HD externo) ou enviar o TCC por e-mail para si mesmo (se você armazenar seus trabalhos no Google Drive, use o e -mail associado a outra conta).
 
Espero que essas poucas dicas permitam a você acelerar um pouco a redação do seu TCC. Se algo não estiver claro e você quiser tirar alguma dúvida, por favor, escreva um comentário. Se você gostou do artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais ou apenas diga-nos que você o achou útil. 
 

 

Artigos relacionados

plugins premium WordPress