Você certamente já deve ter se perguntado: “como ser mais produtivo?”. Saiba que existe uma variedade de técnicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar você nesse sentido. Se quiser conhecer algumas delas, nesse outro artigo falo sobre 20 técnicas de gestão do tempo.
A triste verdade é que, ao usar as técnicas de que se tem conhecimento, muitas vezes perdemos tempo ao invés de ganhá-lo. Sabe porquê?
Porque a técnica Pomodoro ou qualquer outro método de planejamento não importa se estivermos a trabalhar nas coisas erradas. A maioria das apregoadas “técnicas de gerenciamento de tempo” são meramente potencializadoras. Elas podem nos ajudar, mas apenas quando definimos claramente o que queremos alcançar.
Por isso, esse é o maior segredo do gerenciamento de tempo: fazer as coisas certas.
E embora a frase pareça trivial, determinar o que é mais apropriado e em que devemos concentrar nossa atenção em um determinado momento não é tão fácil. Porém, as três dicas apresentadas a seguir podem certamente tornar essa tarefa um pouco mais fácil para você.
1. Determine qual área da sua vida precisa de atenção agora
Nossa vida nunca estará em equilíbrio perfeito. Um novo emprego, começar seu próprio negócio ou o nascimento de um filho – esses são os momentos em que o equilíbrio em nossas vidas é alterado.
São experiências que dão sabor à nossa existência, pois desenvolvemos e experimentamos algo novo
Nosso bem-estar de longo prazo requer, no entanto, que sejamos capazes de “nos inclinar” para uma direção diferente depois de algum tempo.
O círculo da vida é uma técnica que nos permite avaliar como “enfrentamos” os seus vários aspectos, para identificar aqueles que foram negligenciados e que agora requerem a nossa atenção especial.
2. Determine quais dos seus objetivos de longo prazo são mais importantes para você e quais o distraem apenas dos mais importantes
Ter uma lista de prioridades é de grande valor. No entanto, ela não é suficiente para alcançar o sucesso, pois, somos constantemente tentados por coisas que parecem (e frequentemente são) importantes. No entanto, elas não são SUPER importantes.
Por isso, é importante definir não apenas os nossos objetivos, mas também os “contra-objetivos”, que, embora sejam tentadores, nos desviam do que é mais importante.
A estratégia de 2 listas de Warren Buffett pode ajudá-lo a definir o que se enquadra em cada uma dessas categorias.
3. Acompanhe o que é importante e o que é apenas urgente
O telefone tocando é certamente urgente. No entanto, se é preciso atender a chamada dependerá de quem está nos ligando e do que é importante.
Por outro lado, exercícios, carreira profissional e relacionamentos são questões com as quais não temos que lidar hoje. Elas não são urgentes. No entanto, são importantes, pois estão diretamente relacionados aos nossos valores e objetivos de longo prazo.
Como disse o presidente Dwight Eisenhower: “O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante.” Ele também é o autor do chamado A Matriz de Eisenhower, que divide as coisas a serem feitas em 4 categorias e fornece orientação sobre como lidar com cada uma delas.
Enfim, essas 3 dicas de gestão do tempo podem, de alguma forma, nos ajudar a focar no que realmente é preciso ser feito em um determinado momento. Assim, será possível alcançar os resultados que queremos, seja no âmbito pessoal ou profissional.