Se você tem várias coisas a fazer ou está tentando se concentrar, sem sucesso, em seu trabalho ou estudos, a técnica pomodoro pode salvá-lo.
A sensação frustrante de estar perdendo tempo será esquecida se você criar e seguir um cronograma de tarefas usando essa técnica.
O que é a técnica Pomodoro?
Por que a técnica pomodoro funciona e por que as pausas ajudam em vez de atrapalhar?
Por que vale a pena usar a técnica Pomodoro para gerenciar seu trabalho ou tempo de estudo?
Razão 1. O tempo não é seu inimigo neste método. Você não vive com medo constante de prazos . A técnica Pomodoro ajuda você a aproveitar ao máximo seu tempo. Como resultado, você trabalha ou aprende de forma mais produtiva.
Razão 2. Com pausas programadas frequentes, você evitará excesso de trabalho e esgotamento. Sim, o descanso faz parte do plano!
Razão 3. Facebook, WhatsApp e outras “distrações” vão parar de paralisar seu trabalho ou estudo. Você será capaz de se concentrar apenas nas tarefas mais importantes.
Razão 4. A aplicação da técnica Pomodoro melhorará seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Muitas pessoas não conseguem relaxar totalmente em seu tempo livre após um dia improdutivo. Ao realizar tarefas com a técnica Pomodoro, você se sentirá melhor depois do trabalho, pois ficará com a sensação de que cumpriu várias tarefas ao longo do dia.
Razão 5. O gerenciamento eficaz do tempo é principalmente uma chance de alcançar seus resultados no trabalho ou estudo. Como consequência, você pode entrar na faculdade dos seus sonhos, conseguir um bom emprego ou conquistar uma promoção, por exemplo.
A técnica pomodoro é necessariamente 25 minutos de trabalho intercalados com intervalos de 5 minutos?!
Dependendo se é para programar, escrever um artigo ou arrumar sua casa, ajustar diferentes comprimentos de pomodoro é o ideal. Além disso, essa duração pode variar ao longo do dia. Afinal, estar cansado torna mais difícil manter o foco. Em vez de limitar-se a 25 minutos, recomendo experimentar e encontrar o seu próprio tempo ideal.
Conselhos práticos para quem deseja começar a usar esta técnica
- Sabermos o que queremos fazer – ter um plano do dia ou mesmo uma lista de tarefas torna isso muito fácil;
- Definir nossas prioridades – de nada adianta realizarmos as tarefas com rapidez e eficiência usando a técnica do pomodoro se todas elas forem irrelevantes;
- Não nos interrompermos – o período de pomodoro deve durar o suficiente para que você possa se livrar de todas as distrações e perturbações. Portanto, não escreva mensagens de texto, não verifique o Facebook, mensagens ou mesmo e-mails. Se você tiver dificuldades com isso, vire o telefone para baixo, desligue as notificações, feche o navegador ou as abas do e-mail e redes sociais e, se não precisar da Internet, assim como eu ao escrever este post, desligue-a completamente.
- Não deixar que os outros nos interrompam – embora às vezes você tenha que se distrair da tarefa, na maioria dos casos basta perguntar – “podemos falar sobre isso em x minutos? Estou trabalhando em algo importante”.
- Faça anotações – enquanto trabalhamos, muitas vezes temos uma ideia não relacionada ao tópico em que estamos trabalhando no momento. Outras vezes, seremos lembrados de algo a mais que devemos fazer. É bom ter à mão um caderno ou bloco de notas (pode ser no computador), onde possamos anotar esses assuntos, para que não tenhamos que pensar neles naquele exato momento.
- Encontrar a maneira ideal de medir o tempo – eu normalmente uso o próprio timer do meu celular, mas, quando estou no meu computador e preciso manter o celular longe, eu uso, por exemplo, o befocused. Também há vários outros aplicativos que você pode escolher, de acordo com suas preferências.